os itens fala do Grande Maçom e criador desta ordem juvenil, um capítulo dedicado ao Irmão Frank Shermann Land. Nas linhas abaixo, falarei um pouco da história desta eterna figura que contagia o coração de todos os jovens DeMolays.

Antes de chegar aos primeiros passos para a fundação da Ordem DeMolay, é necessário citar um pouco de seu fundador, o Irmão e Mestre Maçom Frank Shermann Land (nascido em 21 de junho de 1890). Land, desde infância já mostrava seu espírito de liderança e se destacava dentre os demais jovens. Foi agraciado pela Igreja que freqüentava com uma Bíblia pela sua assiduidade em dez anos ininterruptos de freqüência, livro este que mais tarde juravam sobre ele os primeiros DeMolays.
Em 1909, já com 19 anos de idade, Land já recebia freqüentemente no porão de sua casa, dezenas de crianças e jovens de sua comunidade, que compareciam para participar de uma cerimônia religiosa, dirigida por ele e utilizando a Bíblia Sagrada como fonte de ensinamento. Assim era presidida uma reunião autorizada pela Igreja Congregacional de Kansas City em seu programa para os adolescentes. Suas classes eram tão bem organizadas, ricas em conhecimento e interessantes que cada vez mais jovens eram atraídos. Em decorrência deste sucesso, logo Land recebeu o título de "O Menino Ministro de Saint Louis".
No dia 21 de junho de 1911, em um dia comum a família foi até um restaurante cantando parabéns ao aniversariante Land e em seguida colocaram os presentes sobre a mesa. Pela primeira vez, Land não viu presente algum dado pela sua avó Martha, até que ela disse a ele: "Land, você completa seu 21º aniversário hoje, e eu estou orgulhosa do que você tem feito." Retirou de sua bolsa um envelope e o entregou a Land, no envelope estava escrito: "Seu avô era Maçom; ele amava a Maçonaria e eu ficarei feliz se você entrar para Maçonaria. Em memória de seu avô e como meu presente, você encontrará nesse envelope o dinheiro necessário para sua iniciação. Faça o que seu coração mandar, mas eu ficarei muito feliz se você fizer isto".
Land atendeu ao pedido de sua avó seguindo também a boa intuição de seu coração. Foi iniciado na Loja Simbólica Ivanhoé nº 446 em 25 de abril de 1912 (quando tinha 21 anos); foi exaltado ao Grau de Mestre Maçom em 29 de junho do mesmo ano. Aos 25 anos de idade foi nomeado diretor do Buerau de Serviços Sociais do Supremo Conselho do Mundo do Rito Escocês Antigo e Aceito., tornando realidade os seus sonhos do momento em que vivia e o antigo sonho de sua avó. Em pouco tempo ele já pertencia ao Rito de York e ao Rito Escocês Antigo e Aceito. Aos 35 anos de idade foi condecorado com o Grau 33 da Maçonaria Filosófica. Em setembro de 1913 casou-se na Igreja Presbiteriana (local onde cumpria seus compromissos religiosos). Em 1914 foi chamado para trabalhar em tempo integral como Administrador e Secretário no Templo Nobre do Rito Escocês, com um escritório particular.
Aqui está o início da carreira do Irmão Frank Land. No próximo POST, registrarei como foram seus primeiros passos para a fundação da Ordem DeMolay.
--
Pedro Panadés