quinta-feira, 25 de junho de 2009

O Grande Oriente do Brasil

O Grande Oriente do Brasil é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica).

Foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranqüilidade e Esperança de Nictheroy.

Seu primeiro Grão Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy.

Em 04 de outubro de 1822, veio o segundo Grão Mestre, o então Príncipe Regente e logo depois Imperador D. Pedro I. Em 1843, instalou-se o GOB no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro. Participante ativo em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura, a República, etc.

Em 1960, sua sede administrativa se mudou para Brasília, com sua instalação em 1978. O imponente edifício, suspenso e em formato triangular, possui área construída de mais de 7.800 metros quadrados.

Possui, hoje, aproximadamente 2.400 Lojas e cerca de 65.000 filiados. É a maior Obediência Maçônica do mundo latino e reconhecido por praticamente toda a Maçonaria Regular.

Destacam-se suas fraternais relações com a Grande Loja Unida da Inglaterra (com o Primeiro Tratado realizado em 1919, e depois ratificado em 1935), e com todas as Obediências Maçônicas regulares européias e da América do Norte.

Ir.'. Pedro de Oliveira Panadés
A.'. R.'. L.'. S.'. Vigilantes do Araxá, nº 2479 (GOB/MG)
Oriente de Araxá, Minas Gerais

Obs.: Este texto foi extraído da página de discussões do site da Wikipédia.