sexta-feira, 23 de outubro de 2009

23 de outubro de 2009, uma data especial!

Venho hoje postar um texto numa data extremamente especial: 23 de outubro. O ano é 2009. Esta data merece pra mim uma reflexão sobre minha vida DeMolay. Com muito carinho e alegria, venho compartilhar um pouco desta história com os amigos.

Era eu um adolescente de 14 anos, adorava andar de pattins e skate, estava no auge de minha rebeldia da adolescência. As coisas começaram a mudar quando um homem conhecido como Gaspar, me fez um convite para preencher uma ficha e entrar na Ordem DeMolay. Até então eu não sabia nada sobre DeMolay. A única coisa que sabia é que era um grupo patrocinado por uma tal de Maçonaria e que meu pai era candidato para ingressar nela.

Assim aconteceu, o tempo passou, sindicâncias foram feitas e no dia 16 de outubro de 1999, meu pai iniciava na Loja Maçônica Luz e Progresso nº 189 (Araxá/MG). Por grande coinscidência, os DeMolays tinham marcado a iniciação de 10 jovens para a semana seguinte, era o tal dia 23 de outubro. O ano era 1999, reunião que eu estava me preparando para ir! De início, foi estranho vestir roupas sociais, experimentar a gravatinha borboleta, sentia vergonha! Mas tudo foi bom, aconteceu e exatamente no dia 23 de outubro de 1999, às 17:00 estavam os seguintes jovens à porta da Loja Maçônica Ação e Silencio, nº 23:

- Agostinho Afonso Borges
- Carlos Augusto Mota
- Leandro da Silva Rodrigues
- Luciano Silva
- Marco Aurélio Mota
- Marques Mauro
- Pedro de Oliveira Panadés
- Sergio Luis
- Vinícius Afonso
- Vinícius Muniz

Neste dia, foi a primeira vez que adentrei em um Templo Maçônico, ajoelhei em um altar da Ordem e conheci através de 7 Irmãos as virtudes cardeais de um DeMolay. Eu era neste dia mais um membro do Capítulo Araxá, nº 200. Mal eu poderia esperar que esta data, 23 de outubro de 1999, seria responsável por mudar a vida de um adolescente! Lembro-me como se fosse hoje da Cerimônia Pública, realizada no Clube Araxá, onde os Irmãos Waschington Luis e Rodrigo Dutra nos presentearam com uma belíssima Cerimônia das Flores, onde também pela primeira vez, tive a feliz oportunidade de homenagear a minha mãe em público. Lembro-me que neste dia eu chorei de emoção ao ouvir as palavras dos dois Irmãos que me instruiam com as belíssimas frases da Cerimônia. Daí pra frente, foi uma coleção de boas instruções no Grau Iniciático, lembro-me bem dos inúmeros Círculos de Estudos que o Mestre Conselheiro Aloísio Leandro da Silva nos proporcionava até que produzíssemos nossos trabalhos. Nos dividiram em dois grupos e, juntos, produzimos um trabalho com objetivo de que fossemos elevados ao Grau DeMolay. O trabalho foi entregue à comissão, fomos examinados como de costume e tudo transcorreu com sucesso.

Daí pra frente ocorreram vários marcos em minha vida DeMolay, os quais eu destaco resumidamente a seguir:

01/04/2000 - Elevação ao Grau DeMolay (Capítulo Araxá, nº 200)

12/05/2002 - Investidura no Grau de Cavaleiro (Convento Soberanos Defensores da Sublime e Real Cruz, nº 14)

22/02/2003 - Posse do cargo de Ilustre Comandande Cavaleiro (Convento Soberanos Defensores da Sublime e Real Cruz, nº 14)

29/06/2003 - Posse do cargo de Mestre Conselheiro (Capítulo Araxá, nº 200)

29/05/2004 - Exaltação ao Grau do Ébano (Convento Arautos de Vert Galant, nº 31)

12/11/2005 - Investidura no Grau de Chavalier (Corte Protetores do Santo Sepulcro, nº 16)

18/02/2006 - Posse do cargo de Nobre Cavaleiro (Távola Araxá, nº 3)

11/06/2006 - Elevação a Senior DeMolay (Capítulo Araxá, nº 200)

15/09/2006 - Posse do cargo de Grande Comendador Chevalier (Corte Protetores do Santo Sepulcro, nº 16)

09/06/2007 - Posse do cargo de Presidente da Alumni/MG (Associação DeMolay Alumni de Minas Gerais)

...
Com isto tudo que vivi dentro do Capítulo, Convento, Távola e Corte, adquiri amigos e Irmãos para a vida inteira e pude ainda conhecer um Tio que viria a tornar-se Irmão, quem me proporcionou o prazer de entrar na Maçonaria. Foi aí que ocorreu o seguinte:

Antes de concluir a Gestão como Presidente da Alumni/MG, iniciei, no dia 5 de abril de 2008, na Loja Maçônica Vigilantes do Araxá nº 2.479.

E por enquanto esta história está aqui. Hoje fazem 10 anos que entrei nesta família maravilhosa, chamada Família Maçônica Universal. Rogo ao Pai Celestial que me dê forças para continuar trabalhando dentro das organizações maçônicas e que eu possa aumentar esta lista.

Em especial, torno pública a minha grande vontade de retribuir à Ordem DeMolay o máximo que puder, pois se em 23 de outubro de 1999 não tivesse ocorrido a minha Iniciação, a história acima seria contada de forma diferente.

Hoje eu agradeço a Ordem DeMolay por me dar a oportunidade de escrever este texto na lista de meu querido Capítulo.

Um grande abraço.

Pedro Panadés
. Capítulo Araxá da Ordem DeMolay
. Priorado Soberanos Defensores da Sublime e Real Cruz da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay
. Corte de Chevaliers Protetores do Santo Sepulcro
. Castelo Araxá da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda
. Colégio Alumni Sir José Eustáquio Marins Júnior
. Augusta e Respeitável Loja Simbólica Vigilantes do Araxá

Nenhum comentário: