segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ATA aberta ao público

Falei na semana passada sobre o "Anotar, um exercício de cidadania" e na oportunidade apresentei minha opinião sobre a importância que têm os momentos com os candidatos. Neste texto de hoje, vou apresentar e compartilhar com vocês a ATA do dia 17 de setembro de 2008 do encontro que tive com os candidatos que foram eleitos para o executivo de Araxá: Dr. Jeová e Miguel Júnior.

ATA: Aos 17 dias de setembro do ano de 2008, foi realizada uma reunião com os candidatos a prefeito e vice da cidade de Araxá/MG. Estando presentes vários eleitores e também os próprios candidatos: Dr. Jeová e Miguel Júnior.


Com a palavra...

Candidato a Prefeito:

Primeiramente o Dr. Jeová fez uso da palavra comentando que tem o objetivo de tornar Araxá uma cidade mais igualitária e justa. Disse que pretende fazer um sistema de governo mais democrático e também enfatizou que os dois outros candidatos são ótimos. Disse que pretende fazer com que as famílias araxaenses fiquem mais estabilizadas e contem basicamente com três pontos:
  1. Casa própria;
  2. Acesso fácil à saúde;
  3. Boa educação nas escolas.
Disse ainda que a seu ver, uma cidade significa uma grande família e assim será Araxá em sua administração.

Prometeu dar um choque de gestão na saúde transferindo de imediato o PAM (Pronto Atendimento Médico) para dentro da Santa Casa e no lugar que hoje é tratado o PAM, será estabelecido um Centro de Atendimento Especializado para a comunidade. Disse que criará mais quatro unidades de saúde nos seguintes bairros: Pão de Açúcar + Pedra Azul / Abolição / Boa Vista / São Geraldo.

Comentou que fará a inclusão social através da geração de empregos firmando parceria com os empresários da cidade. Disse que vai investir no agronegócio por Araxá ter grande potencial neste setor. Disse que criará a patrulha mecanizada destinada a Zona Rural oferecendo apoio aos empresários agrícolas. Falou ainda, que trabalhará para um processo de urbanização da cidade e que avançará neste setor.

Finalizou a primeira parte dizendo que criará um Centro de Convenções em Araxá para que o turismo de negócios seja incentivado e que gere empregos de forma direta e indireta.


Candidato a Vice-prefeito:

Disse primeiramente que o Governo atual (do qual é vice-prefeito) deu grande enfoque e comentou que merece congratulações no quesito obras urbanas, mas que por outro lado, pecou muito na saúde. Reforçou que o PAM é o problema mais crônico da cidade. Disse que agora, juntamente com Dr. Jeová, vai resolver as questões graves de saúde do município, atacando os seguintes pontos:
  1. Fazer a descentralização do PAM;
  2. Fazer com que as UNES (Unidades de Saúde) funcionem de maneira adequada;
  3. Garantir que, quando existir um caso específico de saúde que não for resolvido nas UNES com o atendimento primário, o paciente seja atendido em tempo hábil no Centro de Atendimento Especializado;
  4. Abrir novas UNES nos bairros: Pão de Açúcar e Abolição com os atendimentos primários.
Disse que também irá abrir novas escolas nos bairros Pão de Açúcar e Abolição. Ressaltou que a segurança nos bairros vulneráveis será reforçada. Disse que irá aumentar imediatamente o salário dos funcionários da prefeitura e que um plano de cargos e salários será criado. Disse que irá investir em cursos profissionalizantes e superiores para a população araxaense pois as empresas estão precisando de profissionais especializados, vagas estão abertas e mão-de-obra adequada não é encontrada. Disse que já possuem o aval para trazer à Araxá a Universidade Federal e que buscarão consolidar a idéia para que Araxá se torne um pólo educacional.

Afirmou que criará um espaço multiuso em parceria com alunos do curso de educação física e fisioterapia, destinado principalmente a distanciar as crianças da marginalidade e prostituição. Garantiu que serão realizadas reformas nos ginásios e nos campos da cidade.

Disse que administrando uma cidade que arrecada nove milhões por mês, é possível acudir as pessoas necessitadas. Prometeu que fará justiça com o repasse da prefeitura. Falou ainda que espera um crescimento para doze milhões por mês de repasse para 2009. Contou que o primeiro governo do Dr. Jeová, a cidade foi administrada com apenas 1,5 milhões de repasse mensal. Garantiu também que Araxá funciona de forma eficiente com apenas 140 cargos na prefeitura.

Em relação à segurança pública, reforçou que será prevenida a criminalidade através da Guarda Municipal. Disse que investimentos serão feitos na monitoração da cidade (pelo menos saber que entra e quem sai é necessário). Falou por último que será realizado um trabalho com a comunidade jovem com objetivo de reduzir os usos de crack.


Candidato a Prefeito:

Disse que um dos principais motivos que o fez re-candidatar foi por ver de perto a crise na saúde municipal, falou que comercializam muito a medicina, mas que a saúde deve ser atacada pelo gestor do município e que este deve resolver o problema.

Comentou que será produzido um plano de saúde negociado com a classe média da cidade cobrando apenas uma mensalidade acessível e que convênios serão firmados com os hospitais municipais. Falou que para as famílias classificadas como mais carentes (que não possuem condições de arcar com o tratamento), a prefeitura financiará para um tratamento médico para estes casos.


Para finalizar, aconteceram alguns depoimentos dos espectadores que manifestaram admiração e exemplos de vida do candidato a prefeito. Posteriormente os candidatos agradeceram a atenção dispensada e se despediram.


Comentário final:

Este é um relato que anotei durante 40 minutos de reunião e que transcrevo no BLOG para quem quiser utilizá-lo. Antes de terminar, quero desejar um excelente governo aos líderes Dr. Jeová e Miguel Júnior e parabenizá-los pela confiança que conquistaram na comunidade araxaense.

Rogo que estes novos líderes municipais sejam iluminados e que consigam conduzir nossa querida Araxá da maneira mais justa e perfeita possível.

Até a próxima...

--
Pedro Panadés
Araxá/MG

Nenhum comentário: