quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O Grande Criador, uma homenagem merecida

Tive o privilégio de apresentar em minha oficina, um Trabalho sobre a Ordem DeMolay e um d

os itens fala do Grande Maçom e criador desta ordem juvenil, um capítulo dedicado ao Irmão Frank Shermann Land. Nas linhas abaixo, falarei um pouco da história desta eterna figura que contagia o coração de todos os jovens DeMolays.

Foto do Irmão Frank Shermann Land

Antes de chegar aos primeiros passos para a fundação da Ordem DeMolay, é necessário citar um pouco de seu fundador, o Irmão e Mestre Maçom Frank Shermann Land (nascido em 21 de junho de 1890). Land, desde infância já mostrava seu espírito de liderança e se destacava dentre os demais jovens. Foi agraciado pela Igreja que freqüentava com uma Bíblia pela sua assiduidade em dez anos ininterruptos de freqüência, livro este que mais tarde juravam sobre ele os primeiros DeMolays.

Em 1909, já com 19 anos de idade, Land já recebia freqüentemente no porão de sua casa, dezenas de crianças e jovens de sua comunidade, que compareciam para participar de uma cerimônia religiosa, dirigida por ele e utilizando a Bíblia Sagrada como fonte de ensinamento. Assim era presidida uma reunião autorizada pela Igreja Congregacional de Kansas City em seu programa para os adolescentes. Suas classes eram tão bem organizadas, ricas em conhecimento e interessantes que cada vez mais jovens eram atraídos. Em decorrência deste sucesso, logo Land recebeu o título de "O Menino Ministro de Saint Louis".

No dia 21 de junho de 1911, em um dia comum a família foi até um restaurante cantando parabéns ao aniversariante Land e em seguida colocaram os presentes sobre a mesa. Pela primeira vez, Land não viu presente algum dado pela sua avó Martha, até que ela disse a ele: "Land, você completa seu 21º aniversário hoje, e eu estou orgulhosa do que você tem feito." Retirou de sua bolsa um envelope e o entregou a Land, no envelope estava escrito: "Seu avô era Maçom; ele amava a Maçonaria e eu ficarei feliz se você entrar para Maçonaria. Em memória de seu avô e como meu presente, você encontrará nesse envelope o dinheiro necessário para sua iniciação. Faça o que seu coração mandar, mas eu ficarei muito feliz se você fizer isto".

Land atendeu ao pedido de sua avó seguindo também a boa intuição de seu coração. Foi iniciado na Loja Simbólica Ivanhoé nº 446 em 25 de abril de 1912 (quando tinha 21 anos); foi exaltado ao Grau de Mestre Maçom em 29 de junho do mesmo ano. Aos 25 anos de idade foi nomeado diretor do Buerau de Serviços Sociais do Supremo Conselho do Mundo do Rito Escocês Antigo e Aceito., tornando realidade os seus sonhos do momento em que vivia e o antigo sonho de sua avó. Em pouco tempo ele já pertencia ao Rito de York e ao Rito Escocês Antigo e Aceito. Aos 35 anos de idade foi condecorado com o Grau 33 da Maçonaria Filosófica. Em setembro de 1913 casou-se na Igreja Presbiteriana (local onde cumpria seus compromissos religiosos). Em 1914 foi chamado para trabalhar em tempo integral como Administrador e Secretário no Templo Nobre do Rito Escocês, com um escritório particular.

Aqui está o início da carreira do Irmão Frank Land. No próximo POST, registrarei como foram seus primeiros passos para a fundação da Ordem DeMolay.

--
Pedro Panadés

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Prévia de apresentação do TCC

Jornal on-line do Grupo Zema (www.grupozema.com.br) informando a apresentação do trabalho de conclusão de curso.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ATA aberta ao público

Falei na semana passada sobre o "Anotar, um exercício de cidadania" e na oportunidade apresentei minha opinião sobre a importância que têm os momentos com os candidatos. Neste texto de hoje, vou apresentar e compartilhar com vocês a ATA do dia 17 de setembro de 2008 do encontro que tive com os candidatos que foram eleitos para o executivo de Araxá: Dr. Jeová e Miguel Júnior.

ATA: Aos 17 dias de setembro do ano de 2008, foi realizada uma reunião com os candidatos a prefeito e vice da cidade de Araxá/MG. Estando presentes vários eleitores e também os próprios candidatos: Dr. Jeová e Miguel Júnior.


Com a palavra...

Candidato a Prefeito:

Primeiramente o Dr. Jeová fez uso da palavra comentando que tem o objetivo de tornar Araxá uma cidade mais igualitária e justa. Disse que pretende fazer um sistema de governo mais democrático e também enfatizou que os dois outros candidatos são ótimos. Disse que pretende fazer com que as famílias araxaenses fiquem mais estabilizadas e contem basicamente com três pontos:
  1. Casa própria;
  2. Acesso fácil à saúde;
  3. Boa educação nas escolas.
Disse ainda que a seu ver, uma cidade significa uma grande família e assim será Araxá em sua administração.

Prometeu dar um choque de gestão na saúde transferindo de imediato o PAM (Pronto Atendimento Médico) para dentro da Santa Casa e no lugar que hoje é tratado o PAM, será estabelecido um Centro de Atendimento Especializado para a comunidade. Disse que criará mais quatro unidades de saúde nos seguintes bairros: Pão de Açúcar + Pedra Azul / Abolição / Boa Vista / São Geraldo.

Comentou que fará a inclusão social através da geração de empregos firmando parceria com os empresários da cidade. Disse que vai investir no agronegócio por Araxá ter grande potencial neste setor. Disse que criará a patrulha mecanizada destinada a Zona Rural oferecendo apoio aos empresários agrícolas. Falou ainda, que trabalhará para um processo de urbanização da cidade e que avançará neste setor.

Finalizou a primeira parte dizendo que criará um Centro de Convenções em Araxá para que o turismo de negócios seja incentivado e que gere empregos de forma direta e indireta.


Candidato a Vice-prefeito:

Disse primeiramente que o Governo atual (do qual é vice-prefeito) deu grande enfoque e comentou que merece congratulações no quesito obras urbanas, mas que por outro lado, pecou muito na saúde. Reforçou que o PAM é o problema mais crônico da cidade. Disse que agora, juntamente com Dr. Jeová, vai resolver as questões graves de saúde do município, atacando os seguintes pontos:
  1. Fazer a descentralização do PAM;
  2. Fazer com que as UNES (Unidades de Saúde) funcionem de maneira adequada;
  3. Garantir que, quando existir um caso específico de saúde que não for resolvido nas UNES com o atendimento primário, o paciente seja atendido em tempo hábil no Centro de Atendimento Especializado;
  4. Abrir novas UNES nos bairros: Pão de Açúcar e Abolição com os atendimentos primários.
Disse que também irá abrir novas escolas nos bairros Pão de Açúcar e Abolição. Ressaltou que a segurança nos bairros vulneráveis será reforçada. Disse que irá aumentar imediatamente o salário dos funcionários da prefeitura e que um plano de cargos e salários será criado. Disse que irá investir em cursos profissionalizantes e superiores para a população araxaense pois as empresas estão precisando de profissionais especializados, vagas estão abertas e mão-de-obra adequada não é encontrada. Disse que já possuem o aval para trazer à Araxá a Universidade Federal e que buscarão consolidar a idéia para que Araxá se torne um pólo educacional.

Afirmou que criará um espaço multiuso em parceria com alunos do curso de educação física e fisioterapia, destinado principalmente a distanciar as crianças da marginalidade e prostituição. Garantiu que serão realizadas reformas nos ginásios e nos campos da cidade.

Disse que administrando uma cidade que arrecada nove milhões por mês, é possível acudir as pessoas necessitadas. Prometeu que fará justiça com o repasse da prefeitura. Falou ainda que espera um crescimento para doze milhões por mês de repasse para 2009. Contou que o primeiro governo do Dr. Jeová, a cidade foi administrada com apenas 1,5 milhões de repasse mensal. Garantiu também que Araxá funciona de forma eficiente com apenas 140 cargos na prefeitura.

Em relação à segurança pública, reforçou que será prevenida a criminalidade através da Guarda Municipal. Disse que investimentos serão feitos na monitoração da cidade (pelo menos saber que entra e quem sai é necessário). Falou por último que será realizado um trabalho com a comunidade jovem com objetivo de reduzir os usos de crack.


Candidato a Prefeito:

Disse que um dos principais motivos que o fez re-candidatar foi por ver de perto a crise na saúde municipal, falou que comercializam muito a medicina, mas que a saúde deve ser atacada pelo gestor do município e que este deve resolver o problema.

Comentou que será produzido um plano de saúde negociado com a classe média da cidade cobrando apenas uma mensalidade acessível e que convênios serão firmados com os hospitais municipais. Falou que para as famílias classificadas como mais carentes (que não possuem condições de arcar com o tratamento), a prefeitura financiará para um tratamento médico para estes casos.


Para finalizar, aconteceram alguns depoimentos dos espectadores que manifestaram admiração e exemplos de vida do candidato a prefeito. Posteriormente os candidatos agradeceram a atenção dispensada e se despediram.


Comentário final:

Este é um relato que anotei durante 40 minutos de reunião e que transcrevo no BLOG para quem quiser utilizá-lo. Antes de terminar, quero desejar um excelente governo aos líderes Dr. Jeová e Miguel Júnior e parabenizá-los pela confiança que conquistaram na comunidade araxaense.

Rogo que estes novos líderes municipais sejam iluminados e que consigam conduzir nossa querida Araxá da maneira mais justa e perfeita possível.

Até a próxima...

--
Pedro Panadés
Araxá/MG

terça-feira, 7 de outubro de 2008

ANOTAR, um exercício de cidadania

Ocorreu neste fim de semana, ainda mais precisamente no dia 5 de outubro de 2008, um importante acontecimento, onde cidadãos, independente de sua cor, raça, orientação intelectual, opções política e religiosa, desfrutaram de forma igualitária e com mesmos poderes de um sublime ato de decisão, ato chamado VOTO.

A democracia foi mais uma vez realizada em nosso país. É importante que todos os cidadãos escolham de maneira que acharem mais conveniente o candidato que atenda melhor às suas expectativas e em se falando de voto democrático, tenho alegria em assumir que sou um brasileiro e que desfruto deste direito.

Além do VOTO propriamente dito, é interessante lembrarmos do importante papel que as imprensas nos disponibilizam durante o período eleitoral por meio da livre propaganda para os candidatos. É através das propagandas que analisamos as propostas de governo, obtemos acesso a todas as promessas feitas pelos nossos representantes políticos e conseqüentemente decidimos a quem daremos nossos votos.

O que acontece no meu cotidiano é que constantemente contemplo vários cidadãos de bem não sabendo explicar o porquê votam em seus candidatos. Às vezes votam por simpatizarem com o candidato, outras vezes pelo motivo de serem seus vizinhos, ou até mesmo porque um parente ajuda a campanha do candidato. Mas devemos refletir: isto basta? Objetivamente respondo NÃO. Temos que avaliar alguns outros pontos de forma mais atenciosa.

Vejo nas propagandas e reuniões de encontro com os candidatos uma grande oportunidade de ouvir suas propostas e entender seus planos de governo, mas penso que ouvir ainda não basta e por isso defendo a idéia de que devemos literalmente ANOTAR em um caderno tudo o que é dito por eles. Alguns colegas e amigos de dia-a-dia fazem brincadeiras sadias criticando a minha ação de anotar as promessas e propostas, mas no direito de cidadão e eleitor que sou, defendo sempre que possuímos o direito de anotar e posteriormente analisar.

A minha resposta do porque anotar é simples e creio servir para a maioria dos cidadãos que desejam uma sociedade cada vez mais justa e menos desigual. Anoto pelo motivo de poder, ao final de um mandato, analisar se pelo menos as promessas que foram propostas durante o período eleitoral foram realizadas e, a partir desta analise, tomar minha decisão se devo ou não dar um novo voto aquele político que foi eleito e exerceu sua função.

Pedro Panadés

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O que é a Ordem DeMolay?

A Ordem DeMolay é uma organização filosófica e fraternal, para jovens do sexo masculino, com idade entre 12 e 21 anos. É uma organização patrocinada e apoiada pela Maçonaria e que, na maioria das vezes, utiliza seus templos sagrados como espaço para as reuniões. O grupo se reúne em Capítulos, denominação dada, assim como a Maçonaria é denominada Loja.

Tem como finalidade a formação de líderes para o futuro. Possui sete princípios chamados de "Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay" que incentivam a cada um de seus membros trilharem caminhos justos e retos, que são: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

Os três baluartes da ordem são: o Livro Sagrado (representado pela Bíblia Sagrada) que representa a liberdade religiosa dos povos, a Bandeira Nacional que representa a liberdade civil e os Livros Escolares que representam a liberdade intelectual.

Fontes divulgam mais de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil somente no Brasil. Existem sedes oficiais da Ordem em 17 países, sendo eles: Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Japão, México, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal.

Diferentemente do que a maioria dos profanos acha, a Ordem DeMolay não garante a entrada de seus membros na Maçonaria. No primeiro contato com o Grau Iniciático (nome dado ao 1º grau da Ordem DeMolay), o candidato concorda claramente que a sua iniciação não o garantirá um futuro maçônico.

Para ser um DeMolay é necessário primeiramente que o candidato acredite em um Ser supremo, Ser este que dentro dos Capítulos é chamado de Pai Celestial indiferentemente da religião que pertence, obrigatoriamente o jovem ainda deve ter entre 12 e 21 anos de idade e deve ser indicado por no mínimo 1 Maçom ou 2 DeMolays.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Introdução à Segurança da Informação

Antes de falar sobre segurança da informação é necessário fazer a definição da palavra informação separadamente. Com os avanços da tecnologia e dos mercados, foi elaborada a seguinte definição para a informação: "é o processamento de dados que mostre de alguma forma um resultado que transmita sentido". Abaixo segue um exemplo de dado e outro de informação:

Exemplos de dois dados:
1) filial;
2) 1.200.

Exemplo de informação a partir dos dados:
1) A filial vendeu R$ 1.200,00.

É fácil notar que somente a palavra "filial" ou somente o número "1.200", isolados, não fazem sentido algum, são dados que não transmitem conhecimentos. Já a frase "A filial vendeu R$ 1.200,00" é uma junção ou processamento dos dois dados citados que transmite um sentido, se transformando assim em uma informação.

Na medida em que as organizações vão se desenvolvendo, suas informações se tornam valiosas e o bom resultado e funcionamento do negócio ficam diretamente ligados à elas. Portanto as informações são consideradas bens ativos, que como qualquer outro ativo organizacional possuem valor e importância e consequentemente, devem ser documentadas, protegidas e resguardadas de maneira adequada.

Para suprir as necessidades de proteção das informações dentro de cada organização, é importante que um processo de segurança de informação organizado seja produzido e aplicado.

Segundo a B2B magazine (http://www.b2bmagazine.com.br), a segurança da informação passa, pouco a pouco, a ser entendida com mais relevância pelas empresas e nos dias atuais passou a ser considerada como ponto crucial para a melhoria do desempenho dos negócios.

Com um processo de segurança da informação em funcionamento, é possível proteger de uma forma maior e reduzir a vulnerabilidade de três pontos básicos em se falando de proteção nos ativos de informações:

1) Confidencialidade: garantindo que as informações somente serão acessadas pelos usuários autorizados e apenas aqueles que realmente necessitam acessá-las;

2) Integridade: resguardando a fidelidade e exatidão das informações quando forem consultadas e utilizadas para qualquer tomada de decisão ou relatório;

3) Disponibilidade: garantindo que as informações estarão disponíveis sempre que precisarem ser acessadas pelos usuários autorizados.

Durante os próximos anos crescerá o número de empresas interessadas em segurança da informação e também o valor dos investimentos realizados. É visível que o assunto é estratégico e pode causar impactos nos negócios. A indisponibilidade de uma informação na organização durante um pequeno intervalo de tempo gera perda em seus negócios e prejuízos aos seus clientes.

As divulgações de empresas que tiveram impactos negativos nos negócios por não possuirem uma seguarança organizada e aplicada estão em depoimento a todo instante presentes nas revistas, jornais e mecanismos de informação on-line. Mesmo sabendo da importância de ser implantada, muitos tomadores de decisões continuam com a idéia de segurança da informação "somente na cabeça" o que não é o ideal, pois "de nada adianta saber se o saber não é aplicado".


Pedro Panadés

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Abertura de blog

Prezados Irmãos e amigos,

Bom dia!

É com enorme prazer que faço hoje o primeiro POST no meu BLOG particular. Foi um "programa" desenvolvido durante duas noites de trabalho na minha residência. É produzido em Asp.Net utilizando VB.Net como linguagem de programação. Para armazenamento de dados, utilizo o Microsoft SQL Server em versão 2000. É um código desenvolvido por mim e com o passar do tempo sofrerá atualizações de versão e melhorias.

Tenho o intuito de escrever textos sobre os seguintes assuntos:

  • Tecnologia da Informação, mais precisamente sobre Gerencia de Projetos e Segurança da Informação (áreas em que atuo profissionalmente);
  • Textos, artigos e comentários sobre a Maçonaria e Ordem DeMolay, instituições das quais faço parte;
  • Informações e opiniões políticas sem defender candidatos ou bandeira partidária.

Fica também um espaço aberto aos meus familiares, Irmãos e amigos em geral caso queiram postar algum texto de sua autoria.

Agradeço por visitar meu BLOG.

Pedro Panadés
http://panades.blogspot.com/